Lombadas eletrônicas pouparam 70 mil vidas em 25 anos
25/08/2017
Estudo aponta que a cada equipamento de fiscalização eletrônica instalado, são evitados cerca de três óbitos e 34 acidentes por ano
Assessoria de Imprensa Perkons
por Giovana Chiquim
A incidência de acidentes de trânsito está diminuindo em algumas capitais brasileiras. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Recife (CCTU),
o número de ocorrências dessa ordem reduziu em 30% na capital
pernambucana, de 2014 a 2016. Os dados apontam que em 2014 aconteceram
2.547 acidentes com vítimas, contra 1.771 sinistros em 2016. O volume de
feridos no trânsito também diminuiu. Em 2014 foram 3.120; dois anos
mais tarde, esse número desceu para 2.165 - o que representa uma queda
de 30,6%.
As estatísticas também são favoráveis em Maceió. Dados divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)
demonstram que 3.220 acidentes de trânsito foram registrados pelo órgão
nas vias públicas da capital alagoana em 2016, uma queda de 18,9% em
relação a 2015.
Em Recife, o principal fator de redução foram os equipamentos de
fiscalização eletrônica, implantados com maior frequência a partir de
2014. Em Maceió, as estatísticas positivas são fruto da intensificação
do trabalho das equipes da SMTT e dos equipamentos de fiscalização.
Conforme o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz
Gustavo Campos, equipamentos de fiscalização eletrônica, como os
populares pardais e as lombadas eletrônicas, acabam por inibir o
condutor a praticar altas velocidades.
Além disso, muitos desses
dispositivos possuem outras funções, como registrar avanço de sinal
vermelho, circulação em faixa exclusiva, conversões proibidas e
localizar veículos procurados pela polícia. “A aplicação dessa
inteligência multifuncional nas vias proporciona mais eficácia e
efetividade na fiscalização, tornando o trânsito mais seguro, humano e
democrático”, pondera.
Não é à toa que a fiscalização eletrônica seja considerada grande
aliada da segurança viária e da gestão de trânsito. Prova disso é a
queda de 59% no número de acidentes e de cerca de 190% no número de
vítimas entre 2011 e 2012 em Porto Alegre, um ano após a instalação de
radares fixos da Perkons. “Nesses locais, foram obtidas reduções de
velocidade da ordem de 10% a 47%, uma média de 24%”, completa a
coordenadora de Informações de Trânsito da Empresa Pública de Transporte
e Circulação (EPTC), Fabiane da Cruz Moscarelli.
O excesso de velocidade é a causa de uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo mundo. Uma pesquisa
do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) atrela a fiscalização
eletrônica à redução de 60% de óbitos e 30% de acidentes no trânsito.
Daí a importância desses equipamentos também ao lembrar o motorista de
tirar o “pé do acelerador”.
Estudo aponta que lombada eletrônica evitou mais de mil mortes e de 12 mil acidentes nas rodovias federais brasileiras apenas em um ano. |
Sentinela no trânsito
No Brasil, o desenvolvimento e a implantação de equipamentos de
fiscalização eletrônica teve início há 25 anos com a invenção da lombada
eletrônica pela Perkons. Tal invenção tem uma história curiosa. No
início dos anos 90, engenheiros da empresa paranaense sofreram um leve
acidente ao passar por uma lombada física, e começaram a pensar em uma
forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade. Até
então, não existia no mundo qualquer equipamento similar.
Depois de muito estudo, trabalho e persistência – uma vez que não
existia legislação específica e nem costume social para isso - em 20 de
agosto de 1.992 foi instalado o primeiro modelo da lombada eletrônica
na Rua Franscisco Derosso, uma das vias mais movimentadas de Curitiba
(PR). De tão inovadora, a engenhoca foi incluída no livro 101 Inovações
Brasileiras.
Adotada hoje em larga escala - e extrapolando as fronteiras
do território nacional, estando em países como Peru, Equador e Colômbia
-, a lombada eletrônica evitou, conforme estudo
do Ibmec/RJ, mais de mil mortes e de 12 mil acidentes nas rodovias
federais brasileiras somente no ano 2004.
O mesmo estudo aponta que, a
cada equipamento de fiscalização eletrônica instalado, são evitados
cerca de três óbitos e 34 acidentes por ano. “Por essa base podemos
estimar que, até 2016, nossa atividade poupou cerca de 70 mil vidas no
Brasil”, calcula o diretor e especialista em trânsito da Perkons.
Atualmente, a companhia conta com 494 lombadas instaladas em treze
estados.
Primeira lombada eletrônica do mundo foi instalada em Curitiba (PR), há 25 anos. Jornais da época noticiaram amplamente a inovação. |
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