sexta-feira, 9 de junho de 2017

A crise política e o martírio da indústria da construção.

A crise política e o martírio da indústria da construção

Artigo de Alonso Mazini Soler, doutor em Engenharia de Produção e professor do Insper

Ainda sob o efeito da ressaca do recente “tsunami” político que abalou o País com as delações da JBS, cabe fazer um rescaldo imediato e avaliar os impactos específicos provocados na atividade econômica da indústria da construção que representa, atualmente, o segundo maior setor econômico do Brasil, logo atrás da agroindústria, com 16% do PIB e 3,5 milhões de empregos, ou 6% do total. 

A crise política que se estende e agudiza, sem trégua, ao longo dos últimos anos, tem impactado significativamente os resultados desse segmento que se caracteriza, principalmente, por ser altamente dependente de grandes investimentos. 

Sem segurança institucional – principal efeito perceptível da crise política –, sem perspectivas de crescimento econômico sustentável e sem a oferta de financiamentos adequados, elevam-se os riscos dos investidores e inviabilizam-se os projetos de construção, paralisando o segmento e impactando negativamente seus potenciais resultados econômicos e sociais. 

Nesse contexto, o mais novo acontecimento político divulgado, estopim de uma crise institucional sem paralelo na história do País, promove um desserviço significativo à retomada das grandes obras de infraestrutura e uma nova carga de desalento à massa de desempregados do setor da construção. Investidores privados – nacionais e internacionais – contabilizam seus riscos e se retraem ou transferem seus capitais para outros locais com maior previsibilidade e segurança de retorno. 

Instâncias da administração pública direta não conseguem investir em obras devido ao estado caótico de suas contas que apontam para a insolvência generalizada. Estatais se retraem com receio de tornarem-se alvos de novos capítulos de operações criminais. Bancos privados deixam de ofertar crédito sem o aval de bancos públicos. 

Bancos de fomento se mantêm paralisados em suas operações de crédito para a construção, aguardando uma solução de governança que lhes permitam retomar as operações em conjunto com as empreiteiras que se encontram expostas no centro da crise. Seguradoras não dispõem de obras para garantir – mas mesmo que as tivessem, devido aos riscos que representam, cobrariam prêmios incompatíveis com a viabilidade dos projetos.

Enfim, enquanto não houver uma solução ou um encaminhamento bem aceito pela sociedade para a crise política e institucional, não haverá investimentos disponíveis e não haverá a retomada da indústria da construção, reverberando negativamente o seu martírio no conjunto da economia. 

Que se encontre uma solução para Brasília, rápida e contundente, para que o setor da construção volte a representar uma força econômica de sustentação do Brasil.

FONTE:https://www.aecweb.com.br/cont/a/a-crise-politica-e-o-martirio-da-industria-da-construcao_15810 

ENGEFROM ENGENHARIA - Escritório técnico de prestação de serviços em engenharia civil e urbana; projetos e estudos em geral. EIA, EIV, RIMA, obras, construção, canteiro de obras, administração, fiscalização e planejamento de obras e empreendimentos.

Entre em contato com nosso escritório e em contato com o Engº José Antonio S. Gonçalves.






Não aceitamos mais recebimentos de PROJETOS via e-mail. Mais controle e organização na GESTÃO DE PROJETOS.








Case de Sucesso - Mota Machado



MAIS CONTROLE E ORGANIZAÇÃO
NA GESTÃO DE PROJETOS

"As empresas em que eu trabalhei não utilizavam o Construmanager.
 As informações eram enviadas por e-mail ou através de um repositório
 gratuito, mas aconteciam falhas de recebimento. Ou seja, não havia
 um canto unificado para armazenar os documentos com confiabilidade".

"Não há como recuperar um tempo perdido causado por retrabalho de
 projetos. Dessa forma, a Mota Machado abraçou o Construmanager.
 É uma ferramenta que está muito bem inserida em todos os processos
 de gestão e tarefas. Faz parte da rotina da nossa equipe".
 
MAIS COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

"Com Construmanager, não há perigo de um arquivo ser perdido.
 Temos sempre a última versão de cada projeto à disposição".

"Trabalhamos com 28 projetos que podem estar sofrendo algum tipo
 de modificação. Por isso, o Construmanager é uma ferramenta útil
 no projeto, a ferramenta dispara um e-mail. Isso é extremamente
 e essencial para nossa empresa".

"Utilizamos os e-mails automáticos. Deixamos os fornecedores
 de cada projeto bem cadastrados para que eles sejam sinalizados
 a cada mudança de fase".

"Foi possível customizar todas as ferramentas da plataforma".
    
TODOS OS PROJETOS CENTRALIZADOS
COM ACESSO RÁPIDO E FÁCIL


"Os projetistas estão cada vez mais familiarizados com as nomenclaturas
 e com a rotina de trabalho pelo Construmanager. Aprendem a fazer o
 upload, a baixar o arquivo, a buscar no lugar certo a versão mais
 recente do projeto e a tirar a listra mestra. O diálogo acaba ficando
 mais rápido e as informações fluem de forma mais fácil".
 
 

GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS. Sinergia entre gerências é essencial para obtenção de bons resultados nas obras de construção civil!

Sinergia entre gerências é essencial para obtenção de bons resultados

Boas práticas de gestão de projetos e interação com a área financeira beneficiam a obra em termos de qualidade, atendimento a prazos e rentabilidade.

Redação AECweb / e-Construmarket
Iniciamos o gerenciamento financeiro do projeto antes mesmo da entrega da proposta comercial para o incorporador
Carlos Henrique Studenroth
A sinergia entre a gestão de projetos e a gestão financeira de uma obra é desafiadora, mas essencial na busca de resultados tanto da qualidade do empreendimento quanto financeira do contrato. “Iniciamos o gerenciamento financeiro do projeto antes mesmo da entrega da proposta comercial para o incorporador. 

A atividade envolve, de um lado, conhecer as necessidades do projeto e, de outro, analisar os benefícios econômicos que trará para o negócio”, diz Carlos Henrique Studenroth, diretor Administrativo e Financeiro do Grupo RFM. 

Muito além dos números, a concepção financeira ocupa-se de identificar os prováveis riscos e respectivas intervenções para saná-los. “Como os riscos sempre envolvem custos, precisamos precificá-los, pois podem representar prejuízos ou oportunidades para a organização”, diz.


gestao-de-projeto-e-financeiro
Sinergia entre a gestão de projetos e a gestão financeira de uma obra é essencial na busca de resultados (Rawpixel.com/ Shutterstock.com)
De acordo com o guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), há os riscos conhecidos, que podem ser contingenciados na estrutura de custos. “Criamos, por exemplo, alguns coeficientes para cobrir eventuais perdas de concreto, aço ou outros materiais e, também, os riscos comuns à atividade”, explica.

Para os eventos que acontecem de surpresa (riscos desconhecidos), a construtora define um percentual sobre o valor total do orçamento. Mediante relatório comprovando a ocorrência junto ao cliente, os valores correspondentes à reserva gerencial deverão ser liberados pelo sponsor.

TRABALHO EM CONJUNTO

O principal desafio de um projeto, na opinião de Studenroth, é ter as áreas financeira e de engenharia trabalhando juntas. “Com base no PMBOK, nas lições aprendidas, nas experiências da empresa e do mercado, temos comitês de validação de proposta. Deles fazem parte o gerente de projetos já designado, a diretoria de obras, a diretoria financeira e a diretoria comercial. Procuramos formular propostas bem embasadas, com soluções técnicas alternativas, e não simplesmente dar o preço”, conta.

A partir do momento em que a construtora é contratada para realizar a obra, haverá um grande dinamismo de ações. A principal delas cabe à gerência de projetos, que fará o planejamento executivo da obra. Devem estar previstos o plano de ataque produtivo, o cronograma de suprimentos e aquisições, e o que será executado pelo pessoal interno.
Qualquer tipo de contratação pelo gerente de projetos passa, necessariamente, pela diretoria financeira
Carlos Henrique Studenroth
Segundo o especialista, a diretoria financeira acaba se envolvendo em quase todas as atividades do projeto. As aquisições de serviços e materiais exigem dinamismo e colaboração entre a área financeira e a gerência de projetos. “É uma matriz mista. Qualquer tipo de contratação pelo gerente de projetos passa, necessariamente, pela diretoria financeira. Identificamos, por exemplo, se o projeto teve a verba destinada na fase de orçamento e planejamento ou se foi alocada de forma indevida – neste último caso, fazemos a correção de rumo”, diz.

De acordo com o diretor, a adoção das boas práticas de gestão de projetos permite melhor alinhamento com a área financeira. “A principal delas é o engajamento da gerência de projetos com o resultado financeiro do empreendimento. Isto não significa que priorizamos a remuneração variável atrelada à resposta do projeto. Ou seja, a estratégia não é a busca do lucro como meta final, mas também o que vai trazer de impacto futuro na qualidade da obra e na assistência técnica”, comenta Studenroth.

O gerente de projetos deve receber todos os reports e participar das decisões e análises gerais de custos, direcionando sua energia para o planejamento e a execução da obra. Quando a construtora tem uma estrutura funcional apoiando o gerente de projetos, fica reduzida sua responsabilidade pela totalidade das ações. “Ele não deixa de ser o responsável pelos resultados, até porque as boas práticas assim exigem. Mas ele otimiza as áreas funcionais – financeiro, engenharia, compras, suprimentos e jurídico – para poder fazer o monitoramento e o controle do projeto”, defende.

É usual que o incorporador contrate os projetistas, exceto quando se trata de um contrato do tipo turn key, cabendo à construtora coordenar e propor soluções técnicas. Porém, a mudança de escopo é fato recorrente e de maior impacto numa obra, exigindo a máxima atenção de todos os stakeholders.

“Mantemos um comitê de alteração de escopo contratual. Se surge uma necessidade técnica ou de negócio que trará benefícios ao empreendimento – porém altera o escopo e tem valor mais elevado –, o gerente de projetos leva a questão ao comitê. Essa equipe trabalha com formulários sequenciais que apresentam o projeto original e o novo. São verificados, principalmente, os impactos de custos e de prazos que essas alterações vão determinar no contrato. 

Apresentamos ao cliente, que pode ou não autorizar”, destaca, lembrando que mudança de escopo pode também induzir novos riscos e problemas de qualidade.
Leia também: Planejamento deve englobar recursos financeiros e humanos

Colaboração técnica

carlos-henrique-studenroth
Carlos Henrique Studenroth – Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2000); com pós-graduação lato sensu em Finanças Empresariais pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP); MBA em Economia da Construção Civil e Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atua como diretor Administrativo e Financeiro no Grupo RFM, empresa do setor de construção civil, e na rede hoteleira Txai Resorts. Possui forte atuação em gestão de custos e relação com investidor. Participa ativamente no comitê estratégico da empresa e na definição da metodologia de gestão a ser adotado nos diversos projetos da companhia.
 
 
FONTE: Site Construmanager - AECWeb - GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS. Artigo "Sinergia entre gerências é essencial para obtenção de bons resultados". Acesso em 09/06/2017. Disponível em <https://www.aecweb.com.br/cont/m/cm/sinergia-entre-gerencias-e-essencial-para-obtencao-de-bons-resultados_15851?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_cm_gestao >
 
TÍTULO DESTA PUBLICAÇÃO: 

GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS. Sinergia entre gerências é essencial para obtenção de bons resultados nas obras de construção civil!

ENGEFROM ENGENHARIA - Divulgando boas práticas de gestão de projetos e obras. Escritório técnico de prestação de serviços em engenharia, projetos, estudos, obras, planejamento, fiscalização, administração e gerência de obras e projetos.

Engº José Antonio S. Gonçalves - Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - BRASIL. 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

ENGEFROM ENGENHARIA - Visite nosso novo site 2017!

ENGEFROM ENGENHARIA e Vendas Técnicas, nosso tradicional escritório de engenharia civil, engenharia urbana, prestando serviços dos mais variados tipos no trato da engenharia e vendas técnicas. De maneira simples, oferecemos propostas e projetos inovadores, diferenciados em busca da satisfação total de nossos amigos e clientes, sem que pague mais por isso.
Também nosso escritório lida com o desenvolvimento de novos negócios, negociações, administração e muito mais. Nós gostaríamos de convidá-lo a conhecer alguns de nossos projetos  arquitetôncios, projetos executivos, soluções inovadoras em infraestrutura urbana, propostas para soluções de mobilidade urbana, gestão dos transportes públicos, trânsito urbano, segurança viária.
Nossa equipe de profissionais está sempre a sua disposição, visto que acreditamos que a chave para o sucesso é o constante aprimoramento de nossos serviços para melhor servir aos nossos clientes. A maior prova de que esta filosofia de mercado empresarial é correta, consiste nos números crescentes de clientes que a ENGEFROM ENGENHARIA  tem conquistado.
Convidamos para nos conhecer, bem como nosso trabalho profissional e respeitando o Código de Ética.  Também estaremos em total disposição para dirimir dúvidas, orçamentos, projetos e soluções inovadores envolvendo ápices de tecnologia agregada. Portanto, junte-se ao nosso time vencedor e tenha certeza de que o seu novo projeto ou negócio, empreendimento comercial, residencial; industrial; sua obra; seu projeto de vida será um sucesso!
Visite-nos em nosso endereço: Rua Profº Benedicto Siqueira Abreu nº 283 - Ribeirão Preto. Ainda sugerimos a possibilidade de realizar contatos via site, e-mail e ou telefone.
ENGEFROM ENGENHARIA e Representações Comerciais, tradição, seriedade, competência, eficácia, tecnologia, geotecnologias, cálculos estruturais, projetos executivos, gestão de projetos, gestão de produtos e vendas técnicas a mais de 35 anos.


Leia mais: http://engefrom.webnode.com//

ENGEFROM ENGENHARIA




ENGEFROM ENGENHARIA e Vendas Técnicas, nosso tradicional escritório de engenharia civil, engenharia urbana, prestando serviços dos mais variados tipos no trato da engenharia e vendas técnicas. De maneira simples, oferecemos propostas e projetos inovadores, diferenciados em busca da satisfação total de nossos amigos e clientes, sem que pague mais por isso.


Também nosso escritório lida com o desenvolvimento de novos negócios, negociações, administração e muito mais. Nós gostaríamos de convidá-lo a conhecer alguns de nossos projetos arquitetônicos, projetos executivos, soluções inovadoras em infraestrutura urbana, propostas para soluções de mobilidade urbana, gestão dos transportes públicos, trânsito urbano, segurança viária.


Nossa equipe de profissionais está sempre a sua disposição, visto que acreditamos que a chave para o sucesso é o constante aprimoramento de nossos serviços para melhor servir aos nossos clientes. Nossa filosofia de mercado empresarial está voltada para a total satisfação dos nossos clientes e ainda futuros clientes, ora em projetos, edificações, estudos técnicos. Assim, temos conquistado ao longo destes 35 anos números crescentes de clientes que a ENGEFROM ENGENHARIA.


Convidamos para nos conhecer, bem como nosso trabalho profissional e respeitando o Código de Ética. Também estaremos em total disposição para dirimir dúvidas; orçamentos, projetos e soluções inovadores envolvendo ápices de tecnologia agregada. Portanto, junte-se a nossa equipe vencedora e tenha certeza de que o seu novo projeto ou negócio, empreendimento comercial, residencial; industrial; sua obra; seu projeto de vida será um sucesso! 


Visite-nos em nosso endereço: Rua Profº Benedicto Siqueira Abreu nº 283 - Ribeirão Preto. Ainda sugerimos a possibilidade de realizar contatos via site, e-mail e ou telefone. 


ENGEFROM ENGENHARIA e Representações Comerciais, tradição, seriedade, competência, eficácia, tecnologia, geotecnologias, cálculos estruturais, projetos executivos, gestão de projetos, gestão de produtos e vendas técnicas a mais de 35 anos.
Leia mais: http://engefrom.webnode.com//


Engº José Antonio S. Gonçalves

CREA/SP




Entre em contato com nosso escritório ENGEFROM ENGENHARIA:





ENGEFROM ENGENHARIA e Vendas Técnicas, nosso tradicional escritório de engenharia civil, engenharia urbana, prestando serviços dos mais variados tipos no trato da engenharia e vendas técnicas. De maneira simples, oferecemos propostas e projetos inovadores, diferenciados em busca da satisfação total de nossos amigos e clientes, sem que pague mais por isso.
Também nosso escritório lida com o desenvolvimento de novos negócios, negociações, administração e muito mais. Nós gostaríamos de convidá-lo a conhecer alguns de nossos projetos  arquitetôncios, projetos executivos, soluções inovadoras em infraestrutura urbana, propostas para soluções de mobilidade urbana, gestão dos transportes públicos, trânsito urbano, segurança viária.
Nossa equipe de profissionais está sempre a sua disposição, visto que acreditamos que a chave para o sucesso é o constante aprimoramento de nossos serviços para melhor servir aos nossos clientes. A maior prova de que esta filosofia de mercado empresarial é correta, consiste nos números crescentes de clientes que a ENGEFROM ENGENHARIA  tem conquistado.
Convidamos para nos conhecer, bem como nosso trabalho profissional e respeitando o Código de Ética.  Também estaremos em total disposição para dirimir dúvidas, orçamentos, projetos e soluções inovadores envolvendo ápices de tecnologia agregada. Portanto, junte-se ao nosso time vencedor e tenha certeza de que o seu novo projeto ou negócio, empreendimento comercial, residencial; industrial; sua obra; seu projeto de vida será um sucesso!
Visite-nos em nosso endereço: Rua Profº Benedicto Siqueira Abreu nº 283 - Ribeirão Preto. Ainda sugerimos a possibilidade de realizar contatos via site, e-mail e ou telefone.
ENGEFROM ENGENHARIA e Representações Comerciais, tradição, seriedade, competência, eficácia, tecnologia, geotecnologias, cálculos estruturais, projetos executivos, gestão de projetos, gestão de produtos e vendas técnicas a mais de 35 anos.


Leia mais: http://engefrom.webnode.com//