quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PLANEJAMENTO URBANO – Sua importância para o crescimento das cidades brasileiras.


PLANEJAMENTO URBANO – Sua importância para o crescimento das cidades brasileiras.
Seminário “Em Movimento” – Secovi

I - APRESENTAÇÃO

Aconteceu neste final de agosto de 2018, o Seminário “EM MOVIMENTO” com a organização do SECOVI, com o propósito das discussões em maior abrangência do planejamento urbano dos municípios brasileiros, estados e união. 

O propósito do simpósio consiste na busca de soluções e alternativas para melhorar a mobilidade urbana, ou seja, o movimento das pessoas no meio ambiente urbano.

Como é um complexo problema, a discussão entra em questões de atividades realizadas pelos indivíduos, no seu dia a dia, e a necessidade de deslocamentos pelo sistema viário urbano existente. Tudo passa por uma questão de planejamento urbano. 

Quanto aos nossos estudos e pesquisas, são na origem com seu vértice apontado para as questões e problemas colocados na gestão urbana em si, e nossa proposta nos estudos, na adoção de soluções provisórias e ou definitivas, ou seja, que exista de fato um comprometimento da gestão pública das cidades brasileiras, estados e união com o planejamento urbano no Brasil. 

Os amadorismos de políticas de origem ideológica e ou partidária, estão provocando sérios problemas na maneira e na visão objetiva dos atuais problemas e demais situações que se encontram sem soluções, ou pior, sem alternativas, sem propostas, sem sugestões, sem discussão, sem projetos, sem inovações e possibilidades de minorar os atuais problemas comuns nas cidades brasileiras. 

Na figura 1 está apresentada uma figura de uma maquete digital de como deveriam ser as habitações para os cidadãos e munícipes nas cidades brasileiras, tendo em vista nosso imenso território e os vazios urbanos, e zonas rurais imensas para a ampliação dos espaços urbanos destinados à habitação. 

Mesmo em projetos para habitação popular, os espaços laterais deveriam ser bem maiores, bem como, as divisas dos lotes deveriam propiciar aos moradores a possibilidade de ter jardins, árvores de todos os tipos e principalmente as frutíferas, com melhoria da qualidade da habitação e qualidade de vida para seus habitantes. 

Figura 1 – Protótipo sugerido para habitações populares em geral no Brasil.

 
Figura 1 - Maquete digital de casa modelo para aproveitamento de maior área externa e interna, com maiores recuos frontais e nos fundos, bem como laterais.

De fato estão sendo muito interessante; à existência de seminários com essa visão e proposta de se pensar as cidades, os deslocamentos humanos, as atividades da população, e bem como, novas possibilidades e propostas para mitigar e compensar os danos provocados pela falta de planejamento urbano em anos anteriores.

II – PLANEJAMENTO URBANO como ferramenta de políticas públicas.

Continuamos o artigo, abrangendo nossa experiência nas questões envolvidas e apresentadas a mais de 25 anos, visando contextualizar os assuntos tratados nos estudos e discussões. Estudamos questões das cidades brasileiras desde 1993, através de pesquisas e cursos especializados junto a UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos.
 
Como especialista em Engenharia Urbana, os conceitos de planejamento urbano, uso e ocupação do solo urbano, gestão urbana e gestão da área rural, planejamento dos transportes, circulação, mobilidade urbana foram entendidos e estudados através da formação de corpo técnico de vários profissionais de várias áreas do conhecimento, ou seja, o trabalho se transformou em um trabalho multidisciplinar.

III – PLANEJAMENTO URBANO e o espaço urbano disponibilizado ao habitante.

Na figura 2 apresentamos um exemplo de habitação popular em condomínios verticais, onde a preocupação com o projeto inclui as áreas externas das unidades residenciais de apartamentos, bem como, no terreno, ou áreas comuns, atividades de lazer, descanso, contemplativo e social.


Figura 2 - Exemplo de condomínio habitacional popular construído com maior aproveitamento e disponibilidade de espaços externos, bem como áreas de convívio social, lazer, etc.

Com esse grande avanço na época, 1993, praticamente a vinte e cinco anos atrás, os desafios eram imensos, tendo em vista que os empreendedores não estavam dispostos a investir mais capital em estudos, bem como, os próprios municípios em geral, não estavam equipados com mão de obra qualificada nas suas secretarias de planejamento. 

IV – PLANEJAMENTO URBANO e os PLANOS DIRETORES nos municípios

Porém, a obrigação da implantação dos conhecidos e consagrados PLANOS DIRETORES nos municípios, proporcionou através da obrigatoriedade de cumprimento da legislação, o desenvolvimento de novas práticas nas questões de aprovação de novos empreendimentos, de maneira a minimizar impactos e planejar melhor a cidade, garantindo assim, efetiva melhoria da qualidade de vida para seus habitantes.

O aprendizado foi lento, e ainda com mais leis e estatutos, os mecanismos para viabilizar um planejamento sério das cidades e acabar com privilégios e procedimentos nada éticos e nada técnicos, teve uma boa retração. Não posso afirmar que tudo é uma maravilha, o que certo não é. 

Na figura 3 estão representadas definições importantes que estamos utilizando neste artigo, ou seja, o que é urbanismo, como funciona as cidades de maneira geral, o que significa espaço urbano, espaço viário, espaço comum. 

V- PLANEJAMENTO URBANO e a melhor compreensão do URBANISMO.

Nesses espaços acontecem na maioria das atividades humanas nas cidades, como trabalhar, estudar, comprar, conversar, deslocar, lazer, religião, emprego, dentre várias outras atividades humanas.   

Eles devem ser organizados, pensados e planejados, para oferecer condições adequadas de habitação para às populações das cidades. 



Figura 3 - Vista geral e conceitual de URBANISMO, como oferecimento de condições adequadas de habitação às populações urbanas, das cidades.

O que posso afirmar que nesse lento processo, tive a oportunidade de participar desde 1993, passando por questões de implantação dos Planos Diretores nos municípios, no zoneamento e uso e ocupação do solo, nas imposições do ESTATUTO DAS CIDADES, EIV, EIA, RIMA, estudos em geral. 

Também tive a oportunidade de estar presente dentro de uma importante Secretaria Municipal de Planejamento, fazendo parte da CCU – Comissão de Controle Urbanístico, onde os processos eram apresentados pelos interessados e submetidos à análise de equipes multidisciplinares do município.

Como profissional liberal, e fora do poder público, empreendi vários estudos de centenas de empreendimentos horizontais, condomínios horizontais e verticais, para dezenas de grandes empresas, me qualificando na prática como de fato um especialista na área do planejamento urbano racional, objetivo e tecnicamente elaborado.

Na figura 4 apresentamos alguns exemplos do que seria a maneira de realizar um planejamento urbano racional, objetivo e tecnicamente elaborado. 

Questões simples das atividades humanas, seus deslocamentos, trabalho, estudos, compras, lazer, transportes, infraestrutura oferecida, sistema viário, acessibilidade, densidades adequadas, uso e ocupação do solo, espaços públicos (praças, parques, etc), e saber quem irá se descolar com facilidade nesse concorrido espaço. 

O homem ou o automóvel?

VI – PLANEJAMENTO URBANO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, E TRANSPORTES.

Entendemos que ao planejar a cidade, existirão equipes multidisciplinares que levarão em conta o uso e ocupação do solo, suas características econômicas, tradicionais. Sua história, seus monumentos. Também importante planejar como as pessoas irão se deslocar pela malha urbana, e quem será priorizado em seu deslocamento.

Conforme incentivos de décadas para o uso do automóvel, as cidades desprezaram os seus cuidados com os planejamentos dos transportes, transportes coletivos urbanos, espaços viários exclusivos para o funcionamento desses transportes.

No caso do município de São Paulo, foram construídos quilômetros de linhas de transporte de massa, o METRÔ, que transporta milhões de passageiros diariamente. Porém, outros modelos de transporte coletivo ainda estão funcionando, como o sistema TRÓLEBUS no centro da capital do estado. 

Ainda, ônibus de qualidade, pisos rebaixados, ar condicionado, bilhetagem eletrônica, três portas, e melhor conforto nos veículos, também vistos e observados na região central, tornam uma ilha de planejamento correto, ou ainda uma espécie de ficção e contradição existente na mesma cidade. Outras regiões metropolitanas, bairros não apresentam essa qualidade nos transportes coletivos urbanos, principalmente nos ônibus urbanos. 

Diante de tais constatações, verificamos que existem diferenças conceituais no planejamento da cidade de São Paulo, com diretrizes diferentes para umas e outras regiões da capital paulista. E isso nos permite dizer que existe uma grande falha no PLANEJAMENTO URBANO na capital paulista, em diferenças e serviços de diferentes níveis em seu perímetro urbano.

Não defendemos a padronização, o engessamento do planejamento urbano, apenas que as diretrizes sejam coerentes e que sirvam de serviços semelhantes às populações periféricas. 


Figura 4 - ilustrativa das atividades inter-relacionadas que acontecem ao mesmo tempo no espaço urbano, nas cidades brasileiras em geral.

Na matéria de jornal local da cidade de Ribeirão Preto, o anúncio do empreendedor para vender seus lotes, unidades me chamou a atenção. BAIRRO PLANEJADO.

Seria uma figura de português chamada de pleonasmo? Ou não. Pois todos os requisitos para serem aprovados os novos empreendimentos passam por requisitos técnicos específicos previstos nas legislações consagradas, nos estudos obrigatórios e nas soluções propostas e aprovadas pelas CCU das secretarias municipais de planejamento e gestão urbana.

BAIRRO PLANEJADO, ou seja, aquele que passou e cumpriu os requisitos mínimos previstos em lei, no código de obras, nos equipamentos urbanos, na construção do sistema viário e sua ampliação, bem como, na implantação total da infraestrutura urbana necessária ao bom funcionamento do bairro em si.

Portanto, a chave comercial BAIRRO PLANEJADO define o contexto das obrigações e necessidades a que estão submetidos atualmente os empreendedores dentro do planejamento urbano.

Em linguagem simples, sem formalismo acadêmico e conceitual científico, estarei rapidamente definindo alguns termos de importância para a compreensão do conjunto das ideias envolvidas no planejamento das cidades.

1. O que é planejamento urbano?

PLANEJAMENTO URBANO - Crescimento ordenado, planejamento do uso do solo, transportes, mobilidade, acessibilidade, projetos urbanísticos, reciclagem do lixo urbano no local, retenção de águas pluviais nos lotes e no loteamento, reaproveitamento de águas de chuvas, hortas e plantios comunitários, gestão da eficiência energética (iluminação pública, energia solar, eólica), SUSTENTABILIDADE, serviços essenciais nos empreendimentos.

Após a implantação da legislação que obrigou municípios com mais de 20.000 habitantes a formular PLANOS DIRETORES, a cultura do planejamento das cidades teve um grande diferencial a partir desse momento. 

Na figura 5 são apresentados de maneira gráfica e objetiva, os principais objetivos em propostas realizadas pelo planejamento urbano nas cidades em geral, e em seus Planos Diretores. 

Assim, o cidadão, o munícipe, o habitante urbano apresenta suas inúmeras correlações com as diversas atividades no meio em que vive, onde as principais estão relacionadas em destaque, no formato gráfico.

Entenda as relações dos habitantes com o meio urbano, e quais são as suas preocupações e preferências para que realize suas atividades cotidianas.


Figura 5 – Gráfico representativo das relações do habitante com as inúmeras atividades a serem realizadas nas cidades, deslocamentos, etc.

2. Qual a importância da lei conhecida como ESTATUTO DAS CIDADES?

ESTATUTO DAS CIDADES, e através das suas ferramentas, coube ao empreendedor visar não somente o lucro imobiliário, mas também, planejar seu empreendimento oferecendo medidas compensatórias com danos ambientais e outros impactos causados pela construção do empreendimento. 

Assim, empreendedores e construtoras, começaram a investir mais no PLANEJAMENTO URBANO, com relação a estudos pertinentes e necessários para a aprovação de seus projetos junto aos órgãos públicos em geral. 

3. Algumas das ferramentas previstas na lei ESTATUTO DAS CIDADES.

Apenas para citar algumas delas, podemos nos lembrar da importância do EIV - ESTUDOS DE IMPACTO DE VIZINHANÇA; do EIA - Estudos de Impacto Ambiental e seus relatórios- RIMA; PGT - Estudos de Pólos Geradores de Tráfego, Transportes Coletivos Públicos, Serviços, etc.

Diante disso, o conceito mobiliário passou para BAIRROS PLANEJADOS, que nada mais é que o cumprimento objetivo da atual obrigação das leis existentes federais, estaduais e municipais

Na figura 6, um exemplo de planejamento urbano que deu errado. O local é no centro urbano do município de São Paulo, ou seja, numa das mais importantes áreas urbanas do Brasil. 

Na década dos anos 70 do século XX, a preocupação com o planejamento era eliminar os congestionamentos, e facilitar o deslocamento do modal automóvel. Assim, centenas de imóveis foram desapropriados, para construção de dispositivos viários. Um deles, conhecido como MINHOCÃO é hoje, considerado um grande elefante branco, que está inserido no meio urbano, cuja função deixou de existir bem próximo do seu próprio início.

Além de todos os assuntos polêmicos dos projetos desse viaduto, aconteceu com a sua construção, impactos significativos nas habitações de pessoas de ambos os lados do viaduto. Ou seja, provocou um grande impacto de vizinhança, após o efetivo uso, com barulho que era insuportável para seus moradores de prédios ao longo do seu perímetro.

Como consequência, ocorreu a desvalorização patrimonial dos imóveis. Quem queria morar debaixo e ou ao nível de um viaduto, com alta densidade de fluxo viário, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, em todos os meses e anos? 

A região perdeu atração para moradias, função anterior daquele espaço. As pessoas com maiores condições financeiras compraram outros imóveis e se mudaram daquele local. Outras; sem essas mesmas condições financeiras, tiveram que suportar todos os impactos oferecidos pela obra e construção do Minhocão.

Além disso, com a zona de sombra, ou seja, na parte inferior do viaduto, criou-se uma zona urbana que foi sendo modificada para pior, em questões de segurança, em questões de se tornar refúgios para andarilhos e moradores de rua, usuários de drogas, dentre outras.

Os prédios que possuíam lojas nos térreos acabaram perdendo seus locatários, tendo em vista que o número de pessoas pedestres diminui de tal forma, que o faturamento desses comércios foi a níveis muito baixos, inviabilizando atividades comerciais naquelas condições.

Enfim, o viaduto Minhocão é um exemplo de como errar no planejamento urbano, e como não aplicar as ferramentas previstas do Estatuto das Cidades, como estudos de impacto de vizinhança – EIV – estudos de impacto ambiental – EIA (barulho, poluição sonora e do ar e demais) e outros problemas sócias criados como consequência daquela construção para o sistema viário.

Atualmente o viaduto é uma peça de estudos, do que fazer com aquilo. Houve projetos em transformar o mesmo em um gigante jardim vertical, ou um grande parque suspenso. Outros mais radicais pedem a total demolição do mesmo, propondo o espaço livre, conforme existia e foi concebido na época da construção dos edifícios residenciais e comerciais naquela região.

Outros, dizem aproveitar como área de lazer, como local seguro para andar de bicicletas, andar, correr, etc. Enfim, existem várias propostas, porém acredito que a melhor delas seria na total demolição do Minhocão, entregando o espaço urbano a área de convivência, projetando um espaço menor para a circulação de veículos de transporte coletivo, arborização em nível térreo, ou mesmo, implantação de parques e jardins, porém em níveis de cota dos pavimentos térreos.



Figura 6 - Projeto MINHOCÃO no centro da cidade de São Paulo. Política da época, deslocamento dos automóveis, e resolver os congestionamentos.

4. A força comercial imobiliária do título BAIRRO PLANEJADO.

Assim, para o setor imobiliário, BAIRRO PLANEJADO transmite aos futuros moradores a sensação de estar em loca diferenciado na cidade, e de fato o é, pois ocorreram durante muitos meses, estudos de vários profissionais e equipes multidisciplinares, planejando e mitigando problemas, propondo nos estudos soluções de projeto nas fases de construção e implantação.

Como especialista no tema, acredito que este vídeo demonstra os conceitos que rapidamente citei nessa publicação, para que o leitor compreenda melhor o conjunto de soluções e projetos que levaram a empresa empreendedora e construtora, a planejar seu empreendimento para venda.

Na figura 7 é apresentado outro tipo de solução e conservação do centro da capital paulista. Também importante avenida no centro de São Paulo, apresenta a conservação dos canteiros centrais e sua vegetação, espaço para ciclovias, sinalização com prioridade para os pedestres, tempo de travessias dos semáforos considerando a velocidade média dos pedestres.

Também podemos observar que os espaços viários para pedestres foram conservados e ampliados, com calçadas transitáveis e sem obstáculos. Rampas nas esquinas para acessibilidade de pessoas cadeirantes, edificações residenciais e comerciais em uso e funcionamento. Ou seja, moradores efetivos no centro da cidade de São Paulo.

O uso do centro urbano principal nas cidades brasileiras com moradores é a grande garantia de que, aquele importante espaço urbano, não irá sofrer desvalorização em decorrência do abandono noturno, dando oportunidade a vândalos, moradores de rua, drogados dentre outros, se apropriarem dessas áreas. 

Áreas degradadas nos centros urbanos tradicionais em municípios brasileiros são muito comuns, e acabam gerando outros problemas, como maiores distâncias de deslocamentos e viagens no sistema viário municipal e em consequência, com maiores custos. 

Também, com o distanciamento dessas populações para áreas periféricas, maiores serão os custos de implantação de infraestrutura urbana, e serviços públicos em geral. Tal modelo de planejamento, também se mostrou desastroso para com a permanência de moradores nos centros urbanos.

E com isso, maiores deslocamentos, maior número de automóveis ocupando o mesmo espaço, congestionamentos e deseconomias para os seus cidadãos, as cidades, o estado e a união. 



Figura 7 – Outra grande avenida no centro urbano da cidade de São Paulo, com a preservação do projeto original, paisagismo, sistema viário, etc.

O vídeo trata de empreendimento da MRV na cidade de Ribeirão Preto, e está disponível no site do Jornal A Cidade, edição on-line, na data de 17/07/2018.

O link para acesso do vídeo,

Obrigado pela atenção!

Engº José Antonio S. Gonçalves .'.

ENGEFROM ENGENHARIA.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MEIRELLES candidato a serviço da defesa da atual CLEPTOCRACIA vigente no Brasil.


MEIRELLES candidato a serviço da defesa da atual CLEPTOCRACIA vigente no Brasil.


MEIRELLES ACREDITA QUE COMBATER OS CRIMINOSOS ARMADOS COM ARMAMENTO DE GUERRA, NÃO PODE SER MORTO EM CONFRONTOS POLICIAIS. OU SEJA, A POLÍCIA MILITAR, FORÇAS DE SEGURANÇA, TEM QUE SE SUBMETER A TIROTEIOS SEM MATAR BANDIDOS?

Candidato rebate afirmações de Bolsonaro e diz que violência se combate com inteligência.

Infelizmente, o PMDB está no governo desde sua união com o PT e a violência que ele diz só aumentou em grau de letalidade das quadrilhas e bandidos existentes no Brasil.

Assim, armamento de guerra, como poderá ser combatido e defendido pelo ESTADO, para garantir a SEGURANÇA PÚBLICA nos estados e municípios brasileiros?

As polícias deverão chamar os traficantes de armas, traficantes de drogas, contrabandistas, quadrilhas especializadas em roubo de cargas, quadrilhas especializadas em EXPLODIR caixas bancários bem como CARROS FORTES que transportam dinheiro no Brasil. É isso, MEIRELLES.

A INTELIGÊNCIA só é possível quando o ESTADO têm o mínimo de aparelhamento ora de MÃO DE OBRA, POLICIAIS MILITARES e POLICIAIS CIVIS, com o devido ARMAMENTO de guerra, bem como deverão estar bem treinados.

Infelizmente a INTELIGÊNCIA falha, como exemplo do próprio estado do Rio de Janeiro, nas conversas e nas tentativas de ações conjuntas entre as Forças Armadas, PM, Polícias Civis, e demais forças de segurança no estado.

Meirelles sabe por que a inteligência não funcionou? Espero que o senhor seja inteligente para entender a minha resposta, espero que sim.

Vamos lá:

1º As Polícias Militares e Civis no Estado do Rio de Janeiro, não apresentavam salários em dia, pagamentos dos "soldos" dos soldados em dia. O ESTADO, que têm o dever constitucional de garantir a SEGURANÇA PÚBLICA, estava falhando com o zelo de sua corporação de agentes de segurança pública;

2º As polícias no Estado do Rio de Janeiro, não dispunham do mínimo de recursos para realizar suas operações de combate ao crime, ao crime organizado. Sem combustíveis para viaturas, viaturas baixadas por falta de manutenção, e ainda, equipamentos de comunicação obsoletos e velhos. Meirelles, quer que os policiais vão enfrentar bandidos armados, à pé? Tá de brincadeira, não?

3º Idem quanto às polícias do RJ, a falta de armamentos eficientes, modernos e de logística de guerra, para fazer uma verdadeira medida de compensação de forças do ESTADO contra as forças do CRIME, CRIME ORGANIZADO, não teve armamentos suficientes e atualizados, munições e demais materiais bélicos para o combate de marginais e bandidos, facções criminosas CV - Comando Vermelho, dentre outras.

4º Meirelles, o senhor sabe que a facção criminosa que seu partido e demais coligados deixou tomar conta de vários estados brasileiros, recebe a POLÍCIA MILITAR e demais polícias, à bala? Como conversar com facções que atiram sem pensar em policiais? O senhor está utilizando de argumentos nada sérios, ou vou entender que vosso discurso caminha para induzir o leitor e ou ouvinte, a uma MÁ FÉ de sua parte, na verdadeira explicação desse gravíssimo problema que estamos vivendo na SEGURANÇA PÚBLICA não só no estado do Rio de Janeiro, mas infelizmente, em dezenas de estados e municípios do Brasil, em 2018;

5º O QUE O SENHOR QUIS DIZER COM SELVAGERIA?

Por parte de quem? Dos criminosos, quadrilhas, CV que atiram para matar, sem dó? O que o senhor quer dizer, que os policiais não poderão se defender na mesma proporção e ou até maior, capacidade letal que esses criminosos estão municiados?

Um policial militar tem por obrigação defender a população contra esses marginais, sendo sempre melhor ver tombar o CRIME e os BANDIDOS, do que tombar policiais, como vem acontecendo atualmente no estado do Rio de Janeiro.

O senhor além de oportunista, banqueiro, chefe das quadrilhas dos mafiosos IRMÃOS BATISTA, JBS - foi banqueiro e comandou o Banco Central, e tem uma fortuna questionável para os padrões da maioria de brasileiros que têm curso superior em ENGENHARIA.

A má-fé de vossos pronunciamentos nos remete ao caminho que o senhor está totalmente comprometido com as organizações criminosas que atuam no BRASIL, desde que estão sendo apuradas e desmascaradas através de situações como o MENSALÃO, MENSALINHO, PETROLÃO, PROPINODUTO, CÂMBIO, EMPRÉSTIMOS PARA AMIGOS - com dinheiro público subsidiado, financiamentos para amigos e políticos apadrinhados, ou seja, na linguagem policial, MEIRELLES ESTÁ NA FITA.

SELVAGERIA é o que o senhor e seus meliantes, bandidos de colarinho branco ocasionaram para a nação, com fraudes, roubos, desvios, saques e empréstimos criminosos do dinheiro do povo brasileiro.

SELVAGERIA é sua cara de pau de sair candidato a presidente de um país, que apresenta juros para quem precisa trabalhar; capital de giro, PF e PJ acima de 300% a.a. Isso sim é uma verdadeira SELVAGERIA senhor Meirelles.

6º O QUE É VOTAR CEGO pela INDIGNAÇÃO, senhor Meirelles?

Acredito que o vosso discurso tende sempre a caminhar para raciocínios comprometidos em garantir o estado de corrupção e CLEPTOCRACIA que está vigente no Brasil atual. Ou ainda, o senhor continua sendo dissimulado em dizer que a população é IDIOTA, ou seja, irá votar de forma leviana "CEGA" motivada pela INDIGNAÇÃO. Ora Meirelles, o senhor está do lado da CLEPTOCRACIA, do lado e ao lado dos ladrões, sendo também um dos seus grandes partícipes.

Em quem confiar? Nas suas palavras? Nos partidos políticos aliados, como o PT, PMDB, PSDB, PSB, PSOL, PSTU, PCdoB, DEM, PP, PR e demais legendas de picaretas e ladrões do erário público brasileiro?

Se o senhor está do lado errado, ou seja, do lado da CLEPTOCRACIA, o senhor é um dos criminosos que a LAVA JATO irá encontrar em suas investigações, e mesmo sabendo de sua especialidade em SUMIR COM BILHÕES DE DÓLARES por caminhos do conhecido e chamado MERCADO NEGRO FINANCEIRO MUNDIAL, o senhor deveria medir melhor suas palavras. Nós, do povo brasileiro, contribuintes, eleitores e cidadãos brasileiros não estão mais cegos, ou idiotizados.

Sabemos muito bem quem está do lado que o senhor está.

7º MEIRELLES sua intenção é utilizar de todo o poder dos partidos de apoio ao PMDB para atacar de forma covarde, alguém que dispõe de poucos segundos na TV, bem como, teve a coragem de dizer a verdade nua e crua, daquilo que está acontecendo no território brasileiro.

Como o senhor voa de jatinho, não experimenta andar pelas esburacadas estradas que seus partidos e aliados deixaram acabar, não conhece a realidade e o sofrimento de milhões de brasileiros, que não têm acesso a serviços básicos de SANEAMENTO BÁSICO, é uma intenção criminosa contra nossa SOBERANIA NACIONAL.

A perpetuação da CLEPTOCRACIA no Brasil está sendo ajudada pela vossa pessoa, ao se prestar em fazer uma CAMPANHA SUJA, DESONESTA e MENTIROSA perante a nação brasileira.

Veja o que o seu bem pago locutor irá dizer nos seus minutos e minutos de campanha eleitoral no rádio e TV sobre o candidato Bolsonaro:

"tão perigoso quanto atravessar uma rua movimentada sem enxergar nada é votar com os olhos cegos pela indignação".

8º MEIRELLES, se a PF procurar seus crimes, ela irá achar. Que tal se retirar dessa sua função na atual campanha eleitoral. É uma grande oportunidade de provar, ou ao menos tentar explicar para nossa população que não é corrupto e não está defendendo os interesses da CLEPTOCRACIA instalada nos três poderes da república. Que tal a proposta, senhor Meirelles?

E por último, o PMDB é tão corrupto quanto o PT, PSDB, DEM, PSB, PCdoB, PSOL, PSTU, PP, PR e demais legendas de aluguel e prestando serviços ao crime organizado em Brasília e nos estados e municípios brasileiros.

Assim, concluo minha INDIGNAÇÃO quanto aos argumentos mais absurdos proferidos de maneira a confundir o eleitorado, bem como, de promover a permanência de criminosos, bandidos, políticos, empresários, se beneficiando do PODER no país, com a manutenção da CLEPTOCRACIA existente.

Aqueles que concordam com minha posição a respeito da atuação das forças de segurança na defesa dos cidadãos brasileiros, e ainda, que acreditam que o senhor Meirelles nada mais está prestando serviços aos corruptos, ladrões da atual CLEPTOCRACIA BRASILEIRA, ajudem-nos a divulgar para amigos e amigas, sites, grupos de discussão, blogs, dentre outros.


NÃO TEMOS MEDO DA VERDADE, mas sim, das mentiras defendidas pelo senhor!


COMPARTILHEM!

Obrigado!
Engº José Antonio Gonçalves .'.
Ribeirão Preto, 29/08/2018.
Estado de São Paulo - BRASIL.

Obs. As matérias publicadas nos jornais são de responsabilidade das fontes citadas. As minhas observações com base nas matérias, são de minha autoria.

O material poderá ser compartilhado, para que mais brasileiros e brasileiras tenham a oportunidade de praticar discussão sobre temas diversos, como os tratados neste artigo.

Que possamos estimular o SENSO CRÍTICO nos eleitores e população em geral, visando com isso, à mudança do atual estado do crime e criminosos de posse dos poderes constituídos.

FONTES: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO - UOL - Notícias via internet, disponibilizadas nos sites oficiais do jornal. Disponíveis em 29.08.2018, com acesso ao público na mesma data da nossa consulta. Os links para comprovação estão citados a seguir:



terça-feira, 28 de agosto de 2018

Construção planejada com simplificação estrutural, produtividade, inovações conceituais.

Construção planejada com simplificação estrutural, produtividade, inovações conceituais.

Este vídeo achei muito interessante, tendo em vista as inovações, preocupação na simplificação estrutural, bem como, no planejamento da obra em si.

A construção é montada no canteiro de obras, ou seja, existe um procedimento de produção industrializada, que efetivamente colabora com a produtividade, diminuição de desperdícios de materiais, mão de obra, e redução de custos.

Um bom exemplo de execução de obra planejada, com gestão de projetos bem conciliados.

Eu particularmente gostei.
Compartilho o vídeo com vocês. Compartilhem.
Obrigado!

Engº José Antonio Gonçalves.'.
ENGEFROM ENGENHARIA - Ribeirão Preto, SP.