quinta-feira, 31 de maio de 2018

Energia solar como vetor de desenvolvimento social: experiência da BRICS

ALTERNATIVAS INTELIGENTES PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, MAIS ECONÔMICA E EFICIENTE.

Porque o Brasil conceitualmente está tão atrasado em projetos, pesquisas, investimentos e políticas públicas na MICRO-GERAÇÃO de energia elétrica, através da fonte solar, nos modernos painéis fotovoltaicos?
UM EXEMPLO - O CASO DA ALEMANHA - SOLUÇÃO!
Em 2000, a Alemanha aprovou uma lei na qual as companhias de energia teriam que pagar em dinheiro para aquelas pessoas que conseguiam devolver para rede elétrica o excedente da energia produzido em suas próprias casas - no sistema chamado de microgeração. 
Com este impulso, existem vilas inteiras que vivem de energia solar. As chamadas  "vilas solares" empregam a última tecnologia em placas solares  e são capazes de produzir quatro vezes mais energia do que consomem.
PROJETOS DAS CASAS - VILAS SOLARES DE FRIBURGO
Uma das vilas mais conhecidas está aos arredores de Friburgo, a quarta maior cidade do estado de Baden Würtemberg, ao sul do país. 
Graças ao arquiteto Rolf Dish, que desenhou as vilas que existem em Friburgo, a cidade se tornou líder na construção dos painéis.
As casas não possuem nenhum sistema ativo de energia para manter a temperatura. Foram instalados nos telhados placas de alta tecnologia e nas paredes, espumas de espessura de 30 centímetros. 
A casa dispõe de vidro triplo e está externamente selada. O ar fresco entra em um nível e é sugado através de um funil na parede.
De acordo com o The Guardian Meinhard Hansen, o arquiteto-chefe de Friburgo afirma que "o calor que sai da casa aquece o ar frio que entra".
Graças a ele, essa vila solar pode produzir em seus melhores dias quatro vezes mais energia do que precisa. As energias que 'sobram' voltam para a rede elétrica, e recebem uma recompensa. O estado paga 0,48 centavos de euros por quilowatt-hora.
Para ter uma ideia do que as vilas solares economizam e do quanto não poluem, esse exemplo é suficiente: uma velha casa na Alemanha precisa de 6 mil litros de diesel por ano para se aquecer.
Financiamento na Alemanha:
As vilas solares possuem um sistema especial de financiamento por meio do chamado "fundo solar" (fundos imobiliários) proveniente de pequenos investidores externos. 
O preço da construção sai em torno de 500 euros por metro quadrado, 10% a mais do que uma casa comum.
Agora, os vilas solares crescem como cogumelos em um país, a propósito, que tem menos horas de sol por ano do que a Espanha.
FONTE: REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS - Edição on line . Disponível em < https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/05/alemanha-constroi-vilas-solares-que-produzem-mais-eletricidade-do-que-consomem.html > . Acesso em 31/05/2018
Divulgação: ENGEFROM ENGENHARIA - Engº José Antonio S. Gonçalves.'.
Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - BRASIL.
Web Site: http://engefromengenharia2018.wordpress.com/
FONTE:  Comissão Senado do Futuro

13ª Reunião Extraordinária da 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura

Energia solar como vetor de desenvolvimento social: experiência da BRICS - Assista o Vídeo sobre a palestra da pesquisadora Alina Gimanova.


https://youtu.be/AMY1YxQZ61M



Nenhum comentário:

Postar um comentário