sexta-feira, 9 de junho de 2017

A crise política e o martírio da indústria da construção.

A crise política e o martírio da indústria da construção

Artigo de Alonso Mazini Soler, doutor em Engenharia de Produção e professor do Insper

Ainda sob o efeito da ressaca do recente “tsunami” político que abalou o País com as delações da JBS, cabe fazer um rescaldo imediato e avaliar os impactos específicos provocados na atividade econômica da indústria da construção que representa, atualmente, o segundo maior setor econômico do Brasil, logo atrás da agroindústria, com 16% do PIB e 3,5 milhões de empregos, ou 6% do total. 

A crise política que se estende e agudiza, sem trégua, ao longo dos últimos anos, tem impactado significativamente os resultados desse segmento que se caracteriza, principalmente, por ser altamente dependente de grandes investimentos. 

Sem segurança institucional – principal efeito perceptível da crise política –, sem perspectivas de crescimento econômico sustentável e sem a oferta de financiamentos adequados, elevam-se os riscos dos investidores e inviabilizam-se os projetos de construção, paralisando o segmento e impactando negativamente seus potenciais resultados econômicos e sociais. 

Nesse contexto, o mais novo acontecimento político divulgado, estopim de uma crise institucional sem paralelo na história do País, promove um desserviço significativo à retomada das grandes obras de infraestrutura e uma nova carga de desalento à massa de desempregados do setor da construção. Investidores privados – nacionais e internacionais – contabilizam seus riscos e se retraem ou transferem seus capitais para outros locais com maior previsibilidade e segurança de retorno. 

Instâncias da administração pública direta não conseguem investir em obras devido ao estado caótico de suas contas que apontam para a insolvência generalizada. Estatais se retraem com receio de tornarem-se alvos de novos capítulos de operações criminais. Bancos privados deixam de ofertar crédito sem o aval de bancos públicos. 

Bancos de fomento se mantêm paralisados em suas operações de crédito para a construção, aguardando uma solução de governança que lhes permitam retomar as operações em conjunto com as empreiteiras que se encontram expostas no centro da crise. Seguradoras não dispõem de obras para garantir – mas mesmo que as tivessem, devido aos riscos que representam, cobrariam prêmios incompatíveis com a viabilidade dos projetos.

Enfim, enquanto não houver uma solução ou um encaminhamento bem aceito pela sociedade para a crise política e institucional, não haverá investimentos disponíveis e não haverá a retomada da indústria da construção, reverberando negativamente o seu martírio no conjunto da economia. 

Que se encontre uma solução para Brasília, rápida e contundente, para que o setor da construção volte a representar uma força econômica de sustentação do Brasil.

FONTE:https://www.aecweb.com.br/cont/a/a-crise-politica-e-o-martirio-da-industria-da-construcao_15810 

ENGEFROM ENGENHARIA - Escritório técnico de prestação de serviços em engenharia civil e urbana; projetos e estudos em geral. EIA, EIV, RIMA, obras, construção, canteiro de obras, administração, fiscalização e planejamento de obras e empreendimentos.

Entre em contato com nosso escritório e em contato com o Engº José Antonio S. Gonçalves.









Nenhum comentário:

Postar um comentário