domingo, 12 de junho de 2016

As 10 principais áreas de atuação de um engenheiro civil. Conheça e saiba mais sobre essa profissão

As 10 principais áreas de atuação de um engenheiro civil

banner
Muitos leigos e até mesmo recém-ingressos no curso de engenharia civil acreditam que a profissão se trata apenas de construção de prédios, grandes obras e inúmeros cálculos estruturais, entretanto, o(a) curso/profissão é muito mais extenso(a), mostrando um grande leque de possibilidades para os estudantes e formados nesse curso.
Ao término do curso, os recém-engenheiros já estão preparados para a diversos tipos de situações das mais amplas áreas de atuação. Além disso, existe uma grande variedade de pós-graduações, mestrados, doutorados, algumas no Brasil, outras no exterior, que mostram a grande quantidade de tarefas que o engenheiro civil é capaz de fazer e podem colaborar com o crescimento de diversas áreas.
Com isso, a seguir pode-se observar algumas das especializações e ramificações mais conhecidas e procuradas pelos estudantes e profissionais de Engenharia Civil.
 1. Construção civil
 Uma das mais clássicas, esse tipo de engenheiro trabalha principalmente com os materiais de construção e processos construtivos, aplicando-os em obras e procurando o desenvolvimento das mesmas para melhor atender o mercado.
blog01
 2. Materiais de Construção
Esse engenheiro busca basicamente estudar as características dos materiais utilizados na construção civil e a racionalização de suas aplicações, além de procurar buscar novas tecnologias que atendem melhor o mercado e otimizando a construção.blog02
 3. Cálculo estrutural
Esse engenheiro trabalha geralmente em escritório e aliado ao engenheiro de construção civil, buscando realizar cálculos que atinjam os requisitos de resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira e pontes, buscando sempre a segurança da estrutura. 
blog03Existem especializações nessa área, com linhas de pesquisa no contexto do comportamento dos materiais empregados e dos sistemas estruturais, formulando modelos constitutivos para o concreto e outros materiais, por exemplo. 
Além disso, há estudos o comportamento de estruturas de edifícios altos, sistemas estruturais em madeira, aço, concreto armado e protendido, concreto pré-moldado e argamassa armada, sem contar naturalmente, as experimentações numéricas com os elementos finitos, diferenças finitas e elementos de contorno, entre outros campos estruturais, buscando inovações e segurança da estrutura.
 4. Geotecnia
O engenheiro geotécnico trabalha com a mecânica dos solos, com a interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza, ou seja, escavações, obras de fundações, movimentações de terras, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica e etc.
blog04
 5. Saneamento
blog05Esse tipo de engenheiro busca explorar o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral (água, esgoto, resíduos e drenagem), tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, do gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento, além do uso de água para saúde pública, controle e remediação ambiental, gestão ambiental e licenciamento ambiental.

6. Ambiental (Especialização)
Com a grande importância dada ao meio ambiente nos tempos atuais, é natural que haja uma grande preocupação ambiental relacionada a engenharia civil e suas diversas áreas, pois, por exemplo, a construção civil é uma das áreas que mais gera resíduos sólidos jogados no meio ambiente, além disso, a maioria das obras, seja de qual cunho for, atinge diretamente a natureza, o que se faz necessário um estudo para reduzir os impactos negativos.
Atingindo esse ponto, entra o engenheiro ambiental, apesar de já existir graduações focadas nisso, também se pode chegar nessa área através de especialização. 
O Engenharia Ambiental, tem função social e de contribuir para a redução dos efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos, buscando implantar modelos de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente, estudando a caracterização ambiental, a análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.
blog06
 7. Hidráulica
O engenheiro hidráulico é aquele que aplica os princípios da mecânica dos fluidosblog07buscando envolver planejamento, projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico, abrangendo tanto os sistemas urbanos (esgotos, drenagem, abastecimento d’água, irrigação), industriais e prediais, quanto à irrigação, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidroenergéticos, obras portuárias, de barragens e de hidrovias. 
Esse engenheiro está muito ligado aos ramos de saneamento e ambiental.
 8. Estradas e transportes
Uma das maiores áreas da engenharia civil que podem ser seguidas, possui muitas ramificações.  O engenheiro de estradas e transportes busca a construção, manutenção, traçado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, além de logística, como o estudo do tráfego com vistas a otimização da capacidade de tráfego, visando reduzir congestionamentos.
blog08
 9. Produção (Especialização)
No caso, falaremos do Engenheiro Civil especializado em produção, pois existe a formação em Engenharia de Produção Civil, apesar dos dois serem similares. Esse engenheiro dá ênfase aos procedimentos de fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado, seus serviços afins e correlatos, além de dirige-se tanto para a capacitação em projetos e execução como para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços gerados no processo de seu desdobramento.
blog09
 10. Segurança do Trabalho
Área de extrema importância, o Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho, elaborando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes ambientais através de atividades referentes à proteção, segurança e higiene do trabalhador, a segurança dos locais de trabalho, das instalações e dos equipamentos, controle de riscos e da poluição, equipamentos de proteção e combate a incêndios, controle e eliminação de agentes agressivos ao meio ambiente e ao trabalhador (calor, ruído, poluentes, radiações, agentes químicos e biológicos) equipamentos de proteção individual (EPI´s) e coletiva (EPC´s), treinamento e conscientização do trabalhador para os assuntos de segurança, entre outras atribuições. Ele também orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias.
blog10
Acresça-se a isso que, a formação de um engenheiro civil também capacita aos profissionais a trabalharem como gestores e administradores, por isso é comum vermos engenheiros em cargos administrativos de empresas. 
Essas foram apenas dez das várias áreas possíveis de atuação do Engenheiro Civil, mostrando o quanto a profissão é bem mais ampla do que normalmente se imagina.
Autor: Renan Marinho
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário