sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fazenda de energia eólica vai armazenar vento em rochas - Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/10/2007

Fazenda de energia eólica vai armazenar vento em rochas








Fazenda de energia eólica vai armazenar vento em rochas
Sempre que se fala de energia solar ou energia eólica, o primeiro empecilho que se coloca é que uma rede de geração de energia "de verdade" não poderia ser dependente dessas fontes porque elas não seriam confiáveis.
Afinal, um gerador eólica só iria produzir energia quando estivesse ventando, assim como um conjunto de painéis solares só iria produzir eletricidade durante o dia e em dias não nublados.
Falsos argumentos
Esses argumentos, contudo, não têm nenhum fundamento científico e "se esquecem" de um detalhe crucial: é possível armazenar energia.
As bateriassupercapacitores eflywheels são alternativas bem conhecidas quando se trata de armazenar energia elétrica.
Mas agora, um consórcio de empresas dos Estados Unidos, reunidas no Iowa Stored Energy Park, foi muito além e vai armazenar o próprio vento, que será utilizado para gerar energia quando for necessário. Ou, mais especificamente, nos momentos de pico de demanda, quando a energia é mais cara e pode oferecer um maior faturamento para o grupo.
Armazenando o vento em rochas
A maioria das fazendas de geração de energia eólica passa por períodos nos quais o vento é mais forte do que o necessário, principalmente à noite. Essa energia extra será utilizada para alimentar enormes compressores de ar, que enviarão o ar comprimido por meio de um túnel para uma camada de arenito localizada a cerca de 1.000 metros de profundidade.
O arenito é uma rocha extremamente porosa e, a essa profundidade, fica encharcado de água. O ar sob pressão ficará armazenado nesses poros, expulsando a água. O arenito fica localizado entre camadas de argila, que funcionam como um lacre que não deixa o ar escapar. 
Nos momentos de pico de demanda, quando mais energia é necessária, o ar comprimido nessas rochas profundas será então redirecionado para a superfície, sendo utilizado para gerar eletricidade.
A usina não é inteiramente movida pela energia do vento. 
Ela é na verdade uma usina híbrida, que utiliza energia eólica e uma turbina movida a gás natural. 
O ar-comprimido consegue elevar o rendimento da turbina em até 60%. A usina deverá entrar em operação em 2011.
FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php 

Dilma e o vento estocado, versão Star Trek

Obrigado gente, muito obrigado ... infelizmente algumas pessoas pegam o vídeo e postam como se fosse deles, sem dar os créditos ao trabalho da gente.
Assim começa a corrupção, fica difícil criticar um governo corrupto ou qualquer outra atitude se temos o mesmo comportamento.
Brasil país dos corruptos e ladrões.
        OBS. FONTE NO YouTube: Ursula Bettzaida 


REPUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM SITES, BLOGs e REDES SOCIAIS:

Engº José Antonio S. Gonçalves

ENGEFROM ENGENHARIA





Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - Brasil

Em 09/10/2015