sábado, 12 de setembro de 2015

Legião Urbana - Que pais é este? (Clipe Oficial) [HD]

"Que País É Este" é uma canção da banda de rock brasileira Legião Urbana. Foi escrita por Renato Russo em 1978, quando o mesmo ainda pertencia a banda Aborto Elétrico. Porém, ela só foi lançada com o álbum do Legião urbana "Que País É Este", de 1987.

Em um texto contido no encarte do álbum, a banda explica sobre a canção:
""Que país é este" nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título."
— Texto contido no encarte do álbum Que País É Este

A música foi ranqueada na posição N.81 da lista "As 100 Maiores Músicas Brasileiras" da Revista Rolling Stone Brasil
Em 1987, ela foi a música nacional mais tocada no ano. Se incluirmos as músicas internacionais, ela foi a 2a música mais tocada, atrás apenas de Livin' on a Prayer, de Bon Jovi.

Renato Russo aproveitou-se do cenário político brasileiro para escrever a música. Em 1978, o país vivia um momento complexo, como: dificuldade de estabilização política naqueles três primeiros anos sem governo militar -- comprometidos no seu ideal pela morte de Tancredo Neves e da utopia que ele simbolizava -- o fracasso das duas encarnações do Plano Cruzado, o vazamento de Césio 137 em Goiânia, tudo isso em meio aos confusos trabalhos da Assembléia Constituinte.

Assim, em 1978, ele escreveu a letra desta música, que é considerada uma das mais bem politizadas do nosso país, sendo uma das primeiras canções importantes da chamada "linha politizada" do rock brasileiro.

A música foi composta quando Renato Russo ainda pertencia à banda punk Aborto Elétrico. Porém, mesmo depois da dissolução da banda, essa canção continuou sendo apresentada por Renato Russo, desta vez nos shows da Legião Urbana (formada em 1983), em diversas cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário